Saiba já como medir a saúde financeira da sua empresa...

  • 08/12
  • Financeiro
  • Internet

 

Neste post você vai entender como verificar esse ponto tão importante, vai saber quais são os cuidados que deve tomar para manter as finanças em dia e vai conhecer as vantagens de fazer todo esse controle como diferencial competitivo para sua organização.

 

 

Separe as contas da pessoa física e da pessoa jurídica

Uma das formas de medir a saúde financeira da empresa é começar separando as finanças da pessoa física das finanças da pessoa jurídica. Misturar as contas, aliás, é um erro bastante comum, que ocorre em organizações de todos os portes e que pode mascarar as disponibilidades empresariais.

Para evitar esse problema, o ideal é criar contas correntes e solicitar cartões de débito e crédito separados, tanto para os proprietários quanto para a pessoa jurídica. Outra forma de evitar confusão patrimonial é não levar as contas pessoais para o escritório e vice-versa.

 

Projete seus gastos

Muitas empresas acabam tendo problemas de longo prazo em seu planejamento porque não projetam seus gastos. Essa projeção é fundamental para conhecer as finanças e as possibilidades da organização em relação ao futuro e também para traçar metas e alinhar planos.

A projeção deve ser feita com base em dados de mercado, economia, demonstrações contábeis e relatórios. Dessa forma, o gestor pode compreender onde a organização está e aonde ela quer chegar e como isso vai ser operacionalizado.

 

Utilize ferramentas de gestão para medir a saúde financeira da empresa

Outra forma de avaliar a saúde financeira de uma empresa é utilizando ferramentas de gestão. Uma das que mais se destacam nesse contexto é o fluxo de caixa. Além de mostrar a movimentação de recursos de um determinado período, também pode ser usada de forma gerencial.

Como fluxo de caixa podem ser compreendida a diferença entre os valores que entram e os que saem. Logo, o gestor pode analisar as receitas, quem são os clientes, o ticket médio, as épocas de sazonalidade, entre outros itens. Já as despesas podem ser entendidas como todos os gastos da empresa.

 

Invista na tecnologia

A tecnologia deve ser a grande aliada na gestão e na verificação da saúde financeira da empresa. O uso de softwares de gestão permite a implementação e a análise do fluxo de caixa, projeções e compreensão de diferentes pontos de vista na organização.

Além disso, um bom software racionaliza o tempo, padroniza processos e, por consequência, diminui erros e retrabalhos. Isso torna a rotina empresarial mais rápida e eficiente e o processo de tomada de decisão mais prático e seguro.

A saúde financeira da empresa pode ser medida de diferentes formas e depende de ações que vão impactar na racionalização e no uso eficiente dos recursos da organização. Separar as finanças pessoais das empresariais, fazer projeções, usar ferramentas financeiras e, principalmente, investir em tecnologia, fazendo uso de um bom software de gestão, é essencial para quem quer crescer e se destacar na sua área.

Gostou do nosso post? Faça o download do nosso e-book e confira métodos para uma gestão financeira eficiente!

2017 © Todos os direitos reservados.