5 dicas para fazer a gestão da sua empresa a vender mais...

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Para que isso aconteça, o gestor deve conhecer e aplicar algumas práticas em sua loja. É crucial analisar a concorrência, controlar os preços e custos, atender bem os clientes e contar com a ajuda da tecnologia, especialmente sistemas de gerenciamento empresarial.

Pensando nisso, criamos um guia. Hoje, você vai conhecer essas e outras dicas para fazer a gestão da sua loja e vender mais. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

 

1. Conheça a concorrência

Quais são os principais concorrentes que você enfrenta no mercado e no que eles são bons? Ter esse entendimento é a premissa para entregar produtos diferenciados aos clientes. Defina dois ou três concorrentes que considera mais relevantes para monitorar. Avalie pontos como: preço praticado, mix de produtos, cobrança de frete e assim por diante.

 

2. Controle os custos e preços praticados

Toda boa venda começa na compra dos insumos. É preciso ter fornecedores com preços competitivos, a fim de chegar a um preço final atraente para os clientes. Além disso, o preço deve ser suficiente para pagar os custos e gerar lucro.

Controlar ou cortar custos é um processo “doloroso”, mas que deve ser feito. Negocie preços mais acessíveis pelos insumos ou busque por outros fornecedores. Na negociação, lembre-se de pontos como prazo, qualidade e juros por atraso. Assim, poderá vender mais.

 

3. Monitore os indicadores de desempenho

Há inúmeros indicadores que podem ser usados para monitorar os resultados da loja, gerando uma visão mais sistêmica e facilitando a tomada de boas decisões, como o nível de satisfação dos clientes, tíquete por venda, crescimento da loja, etc. Acompanhe os indicadores que estão relacionados ao objetivo maior da companhia.

 

4. Atenda com excelência os clientes

O atendimento aos clientes deve ser considerado em qualquer estratégia de gestão empresarial. Afinal, são eles que possibilitam a existência do negócio. Segundo pesquisa, em 2015, mais de 80% dos clientes migraram para a concorrência pela insatisfação com o atendimento.

Para tal fim, é preciso manter a equipe de trade office — representada por todos os profissionais que possuem algum contato com o cliente — muito bem capacitada. Todos os funcionários devem transmitir os valores da empresa e oferecer a melhor experiência de compra possível.

 

5. Implemente um sistema de gestão empresarial

É cada vez mais importante ter acesso a um sistema de qualidade, que automatize algumas tarefas diárias, ajude na gestão do estoque e gere relatórios relevantes para a empresa. Sem isso, é possível que se perca muito mais tempo em tarefas operacionais e burocráticas.

A escolha do melhor sistema deve levar alguns pontos em consideração. A acessibilidade é o primeiro. Sistemas em nuvem permitem o acesso aos dados em qualquer instante, com o computador, smartphone ou tablet. Também é importante que tenha funções claras que simplifiquem o gerenciamento e um preço competitivo no mercado.

Agora você está por dentro do assunto! Ao aplicar essas dicas, poderá otimizar a gestão da loja e vender mais. Além disso, poderá construir uma empresa muito mais sólida, lucrativa e competitiva, capaz de assumir a liderança no mercado.

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Escrito por Guia Fácil

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