Para que isso aconteça, o gestor deve conhecer e aplicar algumas práticas em sua loja. É crucial analisar a concorrência, controlar os preços e custos, atender bem os clientes e contar com a ajuda da tecnologia, especialmente sistemas de gerenciamento empresarial.
Pensando nisso, criamos um guia. Hoje, você vai conhecer essas e outras dicas para fazer a gestão da sua loja e vender mais. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Quais são os principais concorrentes que você enfrenta no mercado e no que eles são bons? Ter esse entendimento é a premissa para entregar produtos diferenciados aos clientes. Defina dois ou três concorrentes que considera mais relevantes para monitorar. Avalie pontos como: preço praticado, mix de produtos, cobrança de frete e assim por diante.
Toda boa venda começa na compra dos insumos. É preciso ter fornecedores com preços competitivos, a fim de chegar a um preço final atraente para os clientes. Além disso, o preço deve ser suficiente para pagar os custos e gerar lucro.
Controlar ou cortar custos é um processo “doloroso”, mas que deve ser feito. Negocie preços mais acessíveis pelos insumos ou busque por outros fornecedores. Na negociação, lembre-se de pontos como prazo, qualidade e juros por atraso. Assim, poderá vender mais.
Há inúmeros indicadores que podem ser usados para monitorar os resultados da loja, gerando uma visão mais sistêmica e facilitando a tomada de boas decisões, como o nível de satisfação dos clientes, tíquete por venda, crescimento da loja, etc. Acompanhe os indicadores que estão relacionados ao objetivo maior da companhia.
O atendimento aos clientes deve ser considerado em qualquer estratégia de gestão empresarial. Afinal, são eles que possibilitam a existência do negócio. Segundo pesquisa, em 2015, mais de 80% dos clientes migraram para a concorrência pela insatisfação com o atendimento.
Para tal fim, é preciso manter a equipe de trade office — representada por todos os profissionais que possuem algum contato com o cliente — muito bem capacitada. Todos os funcionários devem transmitir os valores da empresa e oferecer a melhor experiência de compra possível.
É cada vez mais importante ter acesso a um sistema de qualidade, que automatize algumas tarefas diárias, ajude na gestão do estoque e gere relatórios relevantes para a empresa. Sem isso, é possível que se perca muito mais tempo em tarefas operacionais e burocráticas.
A escolha do melhor sistema deve levar alguns pontos em consideração. A acessibilidade é o primeiro. Sistemas em nuvem permitem o acesso aos dados em qualquer instante, com o computador, smartphone ou tablet. Também é importante que tenha funções claras que simplifiquem o gerenciamento e um preço competitivo no mercado.
Agora você está por dentro do assunto! Ao aplicar essas dicas, poderá otimizar a gestão da loja e vender mais. Além disso, poderá construir uma empresa muito mais sólida, lucrativa e competitiva, capaz de assumir a liderança no mercado.
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